
Description
Ao receber uma RdM registrada no SGS, o analista de liberação deve completar os dados requeridos. Se necessário, o analista entra em contato com o solicitante da RdM.
Uma RdM deve conter, no mínimo, dados referentes à justificativa de negócio, impacto, custos, benefícios e riscos.
Se aplicável, o analista associa a RdM a outros eventos (incidentes, requisições ou problemas) que não tenham sido identificados inicialmente no registro da RdM mas que serão resolvidos pela mudança.

Description
Para planejar a implantação da liberação, o analista de liberação deve realizar o levantamento e o registro das informações necessárias à liberação junto às áreas envolvidas. Deve ser gerado um plano de liberação contendo:
- Escopo e conteúdo da liberação;
- Avaliação e perfil de risco;
- Partes interessadas e áreas afetadas;
- Equipe responsável pela liberação;
- Agenda de implantação;
- Estratégia da liberação e implantação;
- Recursos necessários para a liberação;
- ICs associados/impactados;
- Plano de retorno.
Em caso de mudança emergencial, o planejamento poderá ocorrer com menor rigor por meio de aprovação gerencial (nível superior). A aprovação pode ser obtida por um e-mail que posteriormente será anexado à RdM. Após a execução da mudança emergencial, a RdM deverá ser preenchida normalmente.
Observação: uma mudança poderá ser implementada em uma ou mais liberações, assim como uma liberação poderá contemplar uma ou mais mudanças.

Description
Uma vez completado o planejamento da mudança/liberação, o analista de liberação deverá submeter a RdM ao processo gerenciar mudança, em que deverá ocorrer a análise dos dados e decisão por aprovar ou não a mudança/liberação.

Description
Após aprovação de uma RdM, o analista de liberação responsável pela mudança/liberação inicia a fase de preparação e comunicação da liberação.
De acordo com o planejamento da implantação da mudança/liberação, o analista de liberação deve:
- Identificar quem irá executar as atividades previstas/planejadas e realizar a atribuição de atividades no SGS;
- Providenciar/coordenar a realização de treinamentos às equipes da central de serviços e aos grupos solucionadores que receberão os serviços novos ou modificados;
- Providenciar a construção dos pacotes de liberação, respectivos testes e homologação.

Description
Nessa etapa, o analista de liberação coordena a execução das atividades durante a janela de manutenção planejada, devendo:
• Decidir por cancelar ou suspender a mudança/liberação, quando aplicável;
• Aplicar plano de retorno (rollback), se necessário;
• Alterar ou ajustar algumas atividades, se necessário;
• Realizar verificação e testes.
Quando houver desvios na execução da mudança/liberação que possam impactar no alcance do objetivo da mudança ou gerar impacto para o serviço, o analista de liberação deve acionar o escalonamento, conforme planejado na RdM.

Description
Ao término das atividades de mudança/liberação, o analista de liberação deve registrar o fechamento técnico e documentar as informações mais relevantes sobre a implantação realizada, tais como: se a liberação foi executada com ou sem sucesso, dificuldades encontradas, alterações sobre o planejamento inicial, entre outras que julgar necessárias.

Description
Após o fechamento técnico da mudança/liberação, o SGS gera automaticamente uma notificação para as partes interessadas (conforme lista de notificação pré-definida na RdM), informando o término da mudança/liberação. O fluxo segue para o processo gerenciar mudanças.
Implementation
WebService

Description
Em caso de necessidade de atualização de ICs, quando autorizado, o fluxo segue conforme processo manter configuração.

Description
Em caso de necessidade de atualização do catálogo de serviços, quando autorizado, o fluxo segue conforme processo manter catálogo de serviços.
